O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Bequimão realizou, nesta quinta-feira (27), uma reunião estratégica para discutir e fortalecer políticas voltadas à segurança alimentar no município. O encontro ocorreu na sala de reunião da Secretaria de Assistência Social e contou com a presença de conselheiros e membros da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).
Na reunião, foram debatidos temas essenciais para a garantia da alimentação de qualidade à população, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nas modalidades Conab e Quilombola; a alimentação escolar municipal; o retorno da Feirinha da Agricultura Familiar; e a realização de um curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.
Também foi informado que as escolas municipais já estão sendo abastecidas com merenda escolar, garantindo refeições de qualidade para os estudantes. O estoque deve ser reforçado por meio de uma chamada pública do PAA, que assegura a compra de alimentos produzidos exclusivamente por agricultores familiares do município, promovendo a economia local e incentivando a produção rural.
Como resultado, foi apresentado um balanço das cestas de alimentos entregues às famílias em situação de vulnerabilidade e discutida a possibilidade de ampliar o número de beneficiários para tornar a distribuição ainda mais inclusiva e eficiente.
Uma das novidades anunciadas na reunião foi a proposta de retomada da Feirinha da Agricultura Familiar, que, segundo planejamento, deve acontecer mensalmente na Praça Santo Antônio.
De acordo com o nutricionista e coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional do município, Eduardo Almeida, além de garantir a oferta de alimentos saudáveis à população, o evento terá como objetivo a promoção da intersetorialidade entre as secretarias municipais, permitindo a realização de ações conjuntas em áreas como assistência social e saúde, por exemplo.
Ainda segundo ele, a proposta é tornar a feirinha um espaço de acesso a produtos frescos e de qualidade, ao mesmo tempo em que se fortalece a participação de pequenos produtores locais.
Outro ponto de destaque na reunião foi a previsão para a realizar o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, que será promovido pelo COMSEA em parceria com a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Assistência Social. A capacitação deve ser realizada na Estação Tech e, inicialmente, será voltada para funcionários e proprietários de padarias do município. Posteriormente, o curso será ampliado para contemplar outros segmentos, como restaurantes e demais estabelecimentos que prestam esse serviço à população e visitantes de Bequimão. O objetivo é garantir que os alimentos comercializados no município atendam aos padrões de higiene e segurança alimentar, beneficiando consumidores e fortalecendo os negócios locais.