Durante a segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil, com o lema "Registre-se! – Sua História tem Nome e Sobrenome", a Prefeitura de Bequimão e o Cartório da cidade unem esforços para facilitar a expedição de documentos essenciais para a cidadania. Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ação, que se estende até sexta-feira (16), tem como foco a inclusão social, possibilitando a obtenção de RG, CPF, certidões de nascimento, casamento, óbito, entre outros.
Em Bequimão, a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Cartório tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa. Diversos órgãos do município, como o Hospital Municipal Lídia Martins, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Conselho Tutelar, as Secretarias Municipais, entre outros, têm contribuído ativamente na divulgação da Semana Nacional do Registro Civil e disponibilizando pontos de atendimento para os requerimentos que serão encaminhados ao Cartório.
Para o prefeito de Bequimão, João Martins, a Semana Nacional do Registro Civil representa um marco importante para a cidadania no município. "Esta semana é de suma importância para Bequimão. É uma oportunidade valiosa para garantir que todos os nossos cidadãos tenham acesso aos seus documentos de identificação e, assim, possam exercer plenamente seus direitos civis. Estamos empenhados em assegurar que ninguém fique para trás, promovendo a inclusão social e fortalecendo os laços de cidadania em nosso município", afirmou o gestor.
Já o tabelião e registrador do Cartório de Bequimão, Rogério de Lima Reis Araújo, ressaltou a relevância do evento. "A Semana Nacional do Registro Civil é uma oportunidade única para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos seus documentos de forma rápida e simplificada. Estamos empenhados em contribuir para a efetivação da cidadania dos bequimãoenses, fornecendo os registros necessários para o exercício pleno de seus direitos", garantiu Reis.
Sub-registro em queda
Através da parceria entre a Prefeitura e o Cartório, Bequimão tem se destacado como referência na redução da taxa de sub-registro, uma conquista que reflete o compromisso da administração municipal com a transparência e a eficiência nos serviços públicos.
Com a implantação do Centro Interligado de Registro Civil no Hospital Municipal Lídia Martins, o município alcançou recentemente a redução expressiva da taxa de sub-registro. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice, que estava em 29,80% no ano de 2020, foi drasticamente reduzido para 1,42% em 2021 e para 0,98%, em 2022.