A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Juventude, Esporte e Lazer, iniciou nesta segunda-feira (27) a Avaliação de Fluência de Leitura para estudantes da Rede Municipal de Ensino. O teste é uma iniciativa do Governo do Maranhão, em parceria com as prefeituras maranhenses, com o objetivo de identificar o nível de desenvolvimento em leitura e, a partir do levantamento, desenvolver ações que possam subsidiar o trabalho pedagógico em sala de aula.
Em Bequimão, cerca de 222 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental devem passar pela avaliação até o dia 30 de março, em 26 escolas da Rede Municipal de Ensino.
A avaliação é feita por blocos e acontece da seguinte forma: no primeiro, os estudantes farão leitura de palavras que constam no dicionário; no segundo bloco, leitura de palavras inventadas; e, por último, leitura de histórias (narrativas de domínio público). A metodologia consiste na gravação dos áudios durante a leitura. A duração será de aproximadamente 10 minutos por estudante avaliado.
O intuito é desenvolver, a partir da Avaliação de Fluência, ações de alinhamento de conhecimentos entre os profissionais da educação que vão estar envolvidos, direta ou indiretamente, no processo.
Segundo a secretária municipal de Educação, professora Sinara Almeida, a avaliação, além de trazer um diagnóstico do grau de leitura entre os estudantes, é ainda uma oportunidade de avaliar o trabalho desenvolvido junto à comunidade escolar.
“Essa é uma iniciativa bastante exitosa do Estado em parceria com o nosso município. A avaliação é de grande importância para medir o nível de aprendizagem, principalmente o grau de leitura dos nossos alunos da Rede Municipal de Ensino, além é claro de uma avaliação precisa sobre a influência do nosso trabalho dia a dia, nas salas de aula”, avaliou a professora Sinara.
“A partir dessa avaliação, vamos poder realizar intervenções mais eficazes dentro do processo de ensino e aprendizagem nas nossas escolas, como muito bem avaliou a nossa secretária, professora Sinara. Estamos vindo de uma pandemia e de aulas remotas, um período extremamente desafiador. Então, essa iniciativa chegou na hora certa. Com ela, não tenho dúvidas de que vamos formular as melhores estratégias para garantir a plena capacidade de leitura e o rendimento dos nossos alunos”, acrescentou o prefeito de Bequimão, João Martins.