Prefeitura Municipal de Bequimão MA

Este Portal usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Veja nossa Politica Privacidade


Gestão João Martins recebe prêmio por incentivar agricultura familiar e fortalecer a segurança alimentar em Bequimão


Os constantes investimentos em agricultura e assistência social renderam à Prefeitura de Bequimão o primeiro lugar no ranking da segurança alimentar no Maranhão. O município foi um dos premiados com o Selo SISAN - Mais Segurança Alimentar, uma iniciativa do Governo do Estado para reconhecer os municípios que avançaram, de forma positiva, em relação ao fortalecimento e organização da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN).


Ao todo, 69 municípios concorreram ao Selo SISAN e Bequimão ficou em primeiro lugar, ao lado do município de Codó, sendo premiado com placa e notebook, coroando assim todo o trabalho que a gestão do prefeito João Martins vem fazendo no município, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar entre a população. “É motivo de muito orgulho o nosso município conquistar um prêmio tão importante como esse. Por trás dessa placa, existe muito trabalho e respeito à vida da nossa população, principalmente daqueles que mais precisam e viram as chances de acesso a uma alimentação de qualidade diminuírem com a pandemia do coronavírus", conta o prefeito João Martins.


O trabalho ao qual o gestor do município se refere é a força tarefa da Prefeitura de Bequimão para que não faltasse alimento na mesa de nenhuma família bequimãoense durante a crise sanitária. Diversas ações marcaram a vida dos moradores do município nesse período. Entre elas, a distribuição de mais 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A aquisição e distribuição da produção representou garantia de combate à fome, promoção da segurança alimentar e, sobretudo, geração de emprego e renda aos pequenos agricultores do município. Somente neste ano, o setor recebeu um aporte de mais de R$ 175 mil para financiar a compra desses alimentos produzidos na zona rural.


O secretário municipal de Assistência Social, Josmael Castro, garantiu que os investimentos chegaram em uma boa hora e agradeceu o prefeito João Martins pela sensibilidade com a qual conduziu a crise sanitária e reduziu os efeitos desse momento difícil para todos. “É extremamente gratificante e muito nos conforta saber que contamos com uma gestão transparente e preocupada com a vida das pessoas. Estamos batalhando desde o início dessa guerra para que não faltasse alimento na mesa de nenhum bequimãoense. Através do Cadastro Único e sua atualização eficiente, realizada pelos nossos servidores, atendemos, de fato, aqueles que mais precisavam e ainda precisam da nossa ajuda. E, hoje, chegou pra gente o reconhecimento desse trabalho tão importante com o recebimento do Selo SISAN”, destacou.


Além dos investimentos com recursos próprios, vale destacar a importante parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, que proporcionou ao município a entrega de centenas de cestas básicas aos moradores do município por meio do Programa Comida na Mesa. Também foram celebrados contratos via Programa de Compras da Agricultura Familiar (PROCAF), o que ajudou a reforçar a segurança alimentar com produtos adquiridos no próprio município e garantiu o sustento de vários produtores da zona rural, recompensando-os pelo trabalho e dedicação ao cultivo dos alimentos na hortas comunitárias. “Podemos afirmar, com segurança, que Bequimão possui uma verdadeira cadeia produtiva, com supervisão técnica para a garantia da qualidade do que é produzido em nosso solo. E saber que todo esse cuidado tem ajudado a nossa população mais carente, nesse momento difícil, nos orgulha e motiva a cada dia”, declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Creuber Pereira, ao avaliar a premiação.


Representaram o prefeito João Martins na cerimônia de recebimento do Selo SISAN — Mais Segurança Alimentar o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal); o secretário de Administração e Finanças, Sidney Bouéres; o secretário de Assistência Social, Josmael Castro; o secretário de Desenvolvimento Rural, Creuber Silva; a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Cleonilde Bitencourt; o coordenador da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Eduardo Almeida; e a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Leidiane Alves Pereira.


« Voltar