Notícias

Bequimão é destaque no 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense

Nesta terça-feira (7), o prefeito de Bequimão, João Martins, que também ocupa o cargo de diretor de Orçamento e Finanças da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), marcou presença na abertura do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, promovido pela Famem, em São Luís. O evento contou com a participação do governador do Maranhão, Carlos Brandão, do presidente da Famem, Ivo Rezende, e diversas outras autoridades do cenário político maranhense.

Com mais de 2.200 inscritos representando uma diversidade de setores e interesses municipais, o primeiro dia do congresso foi marcado por debates enriquecedores, os quais continuarão até amanhã (8). Ministros de estado, senadores, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores de todo o estado, além de figuras políticas, jurídicas e de outros segmentos, estiveram presentes, demonstrando o engajamento no desenvolvimento municipal.

A abertura oficial do congresso foi palco da autorização de pagamento de 50 convênios que visam ampliar a infraestrutura em 37 cidades do estado. Além disso, discursos ressaltaram a importância da cooperação entre municípios, governo estadual e federal para garantir a melhoria da qualidade de vida da população maranhense.

Temas cruciais como turismo, comunicação, esportes, infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico foram abordados, evidenciando o compromisso conjunto em encontrar soluções para as demandas locais.


 

Para a 1ª Mostra de Turismo Maranhense, no 2º Congresso Estadual Municipalista, Bequimão levou elementos marcantes de sua identidade, como peças de artesanato feitas com fibra de tucum, uma habilidade ancestral preservada por Dona Vera do Quilombo Quindíua. Os produtos confeccionados por ela e pela artesã da comunidade Murincinzal, Lêda, especializada em peças feitas com folhas e fibras de bananeiras, destacaram a riqueza e a criatividade do artesanato local.

"É fundamental que Bequimão esteja presente em eventos como este, onde as políticas públicas municipais são discutidas e planejadas. É uma oportunidade de compartilharmos experiências e buscarmos soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos", ressaltou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.

O prefeito João Martins acrescentou que a participação do município acontece de maneira estratégica. "A participação de Bequimão neste congresso é estratégica para fortalecermos nossas parcerias e conquistarmos recursos e apoios que beneficiem nosso município. Além disso, é uma chance de mostrarmos ao estado as potencialidades culturais e turísticas de Bequimão, contribuindo para sua projeção e desenvolvimento”, afirmou o gestor.

O evento também contou com a participação do Boi de Zabumba de Arcanjo, tradicional manifestação cultural do município, e com a exposição de redes e miniaturas confeccionadas pelo Grupo de Artesãs da comunidade Centro dos Câmaras, além, é claro, de imagens que destacaram as belezas naturais de Bequimão e região.

 


 


 


« Voltar