Notícias

Bequimão comemora uma década de realização da Semana do Bebê Quilombola

Mais de cem ações simultâneas em 20 comunidades quilombolas de Bequimão já certificadas. Este foi o saldo da X Semana do Bebê Quilombola, que completou uma década em 2022. O evento, lançado ainda em 2013, tornou-se referência para todo o país na garantia de direitos à primeira infância das comunidades remanescentes e na valorização da ancestralidade de seu povo.


Ao longo de sete dias, Pontal, Conceição, Ariquipá, Rio Grande, Marajá, Sibéria, Pericumã, Suassuí, Juraraitá, Ramal de Quindíua, Mafra, Santa Rita, Boa Vista/Iriritíua, Monte Palma, Flexal, Monte Alegre, Santa Tereza, Águas Belas e todas as comunidades remanescentes que englobam seus territórios foram contempladas com ações como oficinas que exaltaram a cultura do povo negro; atendimentos de saúde e busca ativa vacinal; serviços socioassistenciais, entre outras atividades.



Nesta quarta-feira (30), o evento foi encerrado no Largo de Santo Antônio, com a presença maciça da população e de autoridades. Além dos moradores das comunidades remanescentes de quilombo e de bairros da sede e demais comunidades da zona rural, prestigiaram essa grande festa o prefeito João Martins, o vice-prefeito Magal e secretários de gestão diretamente envolvidos na organização. 


A programação da cerimônia de encerramento foi aberta com a apresentação do Forró de Caixa de Santa Tereza, que levou para a sede de Bequimão toda a força e efervescência das manifestações culturais preservadas pelas comunidades remanescentes como herança de seus antepassados. Ao final da apresentação, autoridades foram convocadas para compor o dispositivo de honra, para que fosse dado início à solenidade, com a execução dos hinos nacional e de Bequimão. 



Em sua fala, o prefeito João Martins destacou a importância do projeto e lembrou que a atenção dispensada à Semana do Bebê Quilombola faz parte de um processo de reparação histórica que vem sendo fortalecido desde 2013 em Bequimão. 


“Meu agradecimento a todos os moradores das nossas comunidades que se fazem presente durante mais uma cerimônia de encerramento da Semana do Bebê Quilombola, projeto exitoso do nosso município e que vem sendo fortalecido pela nossa gestão. Iniciado ainda na gestão do ex-prefeito Zé Martins, o projeto vem numa crescente, melhorando a cada ano. Graças a Deus, mesmo com todas a dificuldades, estamos conseguindo cumprir com o nosso objetivo, que é garantir direitos à nossa população quilombola. O meu agradecimento também a todos os nossos servidores, bem como a todas as nossas lideranças quilombolas que se doaram e tornaram isso possível”, declarou o prefeito de Bequimão. 


 


Também participaram os secretários Fábio Silva (Igualdade Racial), Edmilson Pinheiro (Cidadania e Participação Popular), Rodrigo Martins (Cultura e Igualdade Racial), Josmael Castro (Assistência Social), Ramone Araújo (Saúde), Sidney Bouéres (Administração e Finanças e interino de Educação, Juventude, Esporte e Lazer), José Orlando (Planejamento) e Otoniel Gusmão (Segurança Pública). Os vereadores Janny Matos e Professor Ivaldo também estiveram presentes na cerimônia de encerramento, representando a Câmara de Vereadores de Bequimão.


“Fazer a Semana do Bebê Quilombola de maneira descentralizada, envolvendo todas as comunidades, tem contribuído muito para o sucesso que é o projeto em nosso município. Acompanho esse trabalho desde o começo e o prefeito João Martins tem nos dado todo o apoio e incentivo necessário para fazer da Semana do Bebê Quilombola uma marca do nosso município. E estamos conseguindo. Hoje, o nosso projeto é referência para todo o Brasil. Temos municípios vizinhos e até de estados vizinhos usando essa nossa experiência como base para expandir esse trabalho para outras partes do nosso país”, revelou, orgulhoso, o secretário de Igualdade Racial, Fábio Silva. 



Posteriormente, um grupo de crianças e adolescentes da comunidade quilombola Ariquipá encenou a apresentação intitulada “Uma década de proteção, valorização e crescimento das crianças quilombola”, em homenagem à X Semana do Bebê Quilombola. 


Outro momento importante da solenidade de encerramento foi a instalação da Cápsula do Tempo no Largo de Santo Antônio. Nesta décima edição, um recipiente simbólico foi especialmente preparado para armazenar objetos e informações comuns à sociedade bequimãoense em uma determinada época. O objetivo é fazer com que o conteúdo presente nele seja preservado e acessado por gerações futuras. Na cápsula, constam as expectativas depositadas por crianças quilombolas para o futuro de Bequimão durante a décima edição da Semana do Bebê Quilombola. 


 


Como manda a tradição, o evento também elegeu um novo bebê prefeito. Trata-se de Ygor Manuel. Além dos atos simbólicos, também foram conferidos ao recém-nascido enxoval completo e a assistência integral durante o primeiro ano de vida, cumprindo o propósito de assegurar o seu desenvolvimento integral. 


 



Quem provou desse cuidado também recebeu homenagens. Bebês que já ocuparam o cargo em edições anteriores foram presenteados com brinquedos, como foi o caso de Lara Raphysa Cantanhede (Ramal do Quindíua), Renê Cantanhede (Santa Rita), Alice Sophia Rodrigues Ferreira (Ariquipá), Carlos Levi Cantanhede Rodrigues (Santa Rita), José Henrique Rodrigues da Silva (Marajá), Yasmin Vitória Almeida (Ramal do Quindíua), Ramylli Ariela Amorim Martins (Ramal do Quindíua) e Emanuelle Amorim.


 





Ao final da X Semana do Bebê Quilombola, os pequenos, que já se divertiam desde cedo em um playground montado exclusivamente para eles, puderam assistir ao show que se tornou um verdadeiro espetáculo promovido pela dupla de palhaços Patati e Patatá, em plena praça pública.




« Voltar