Notícias

Prefeitos se unem para solicitar conclusão da Barragem de Maria Rita

Prefeitos se unem para solicitar conclusão da Barragem de Maria Rita
Estrutura com 12 km de extensão vai ligar Bequimão a São Bento, na Baixada Maranhense. Ofício solicitando obra ao Governo do Maranhão foi assinado por prefeitos de cinco municípios.


Na última sexta-feira (16), prefeitos da Baixada Maranhense estiveram reunidos com representantes do Governo do Maranhão, na Prefeitura de Bequimão. O encontro teve como objetivo viabilizar a conclusão da construção da Barragem de Maria Rita, que possui 12 km de extensão e vai ligar o município a São Bento.



Durante a reunião, os gestores municipais da região assinaram um documento conjunto, solicitando a construção dos seis quilômetros restantes da estrutura ao Estado e a manutenção dos seis quilômetros já construídos pela Prefeitura de Bequimão, com recursos próprios, na administração do ex-prefeito Zé Martins.



Além do prefeito João Martins, assinaram o pedido o prefeito de Peri Mirim, Heliezer Soares; a prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá; e o vice-prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, representando o prefeito Padre William. Dino Penha, prefeito de São Bento, justificou sua ausência, pois encontrava-se em agenda de trabalho, na capital. O gestor garantiu que também vai assinar o documento.


O ofício endereçado ao secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, foi entregue ao seu secretário adjunto, Ivaldo Rodrigues. Nele, o Consórcio da Barragem de Maria Rita ressalta a importância da obra para cerca de dois mil agricultores que vivem da pesca, do plantio e da criação de animais na região.


Pleito antigo, a conclusão da Barragem de Maria Rita é defendida pelo prefeito João Martins desde os tempos em que esteve à frente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e, depois, à frente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense.


Agora, na condição de prefeito de Bequimão, o gestor segue empreendendo esforços dentro do movimento de articulação entre os prefeitos da região e o Governo do Maranhão.


“Com a primeira etapa concluída, já observamos resultados positivos. A barragem permitiu que a água permanecesse por mais tempo nos campos e evitou a temida salinização. É evidente a importância dessa obra para a nossa região e para a subsistência de milhares de famílias, que retiram o seu sustento dos campos inundáveis”, destacou João Martins.


Também participaram da reunião que tratou da conclusão da construção da Barragem de Maria Rita o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Nogueira (Magal); o Secretário Adjunto de Radiodifusão do Estado e diretor geral da Rádio Timbira, Robson Paz; e o ex-vereador do município e articulador político do Governo do Estado na região, Fredson Pereira.


Entrega de Alimentos
Após a reunião no Centro Administrativo Municipal, o prefeito João Martins convidou o secretário Ivaldo Rodrigues e toda a comitiva do Governo do Estado, para acompanhar a entrega de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social, devido à pandemia do coronavírus, no povoado Marajá.



Em seguida, o secretário adjunto de Estado da Agricultura Familiar visitou o campo agrícola da comunidade quilombola. O local é um dos pólos responsáveis por cultivar produtos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Prefeitura de Bequimão, em parceria com o Governo do Maranhão e o Governo Federal, via recursos do Ministério da Cidadania.



Encantado com a grandiosidade do “Cinturão Verde”, Rodrigues se comprometeu em enviar equipamentos agrícolas e kits de irrigação ao município. O projeto é uma das estratégias da Prefeitura para promover a segurança alimentar em Bequimão.


“Fiz questão de visitar minha terra natal e constatar de perto as necessidades dos agricultores familiares. Fiquei muito feliz com o que vi na comunidade Marajá e não irei medir esforços para, junto ao Governo do Estado, conseguir recursos que possam garantir um melhor cultivo e escoamento da produção”, afirmou o secretário adjunto de Estado da Agricultura Familiar, Ivaldo Rodrigues.



« Voltar